11 de novembro de 2006

Dos arquivos VI

Domingo, Fevereiro 12, 2006

Portuguesa Santista 0 x 5 São Paulo FC
Foto: Rubens Chiri

Dessa vez o tricolor massacrou a Burrinha jogando na acanhada Vila Belmiro. Desde o começo até o final do jogo só deu São Paulo e o resultado final foi mais do que justo.

O técnico Muricy finalmente pôde escalar a força máxima pela primeira vez no campeonato. No gol, Rogerio fez a sua segunda partida neste campeonato. Fabão e Mineiro voltaram de suspensão automática e o raçudo Lugano fez uso de uma máscara protetora para voltar a jogar após a cirurgia no nariz. O 3-5-2 parece ser mesmo o esquema ideal para buscar o bicampeonato Paulista e o Tetra da Libertadores e do Brasileirão.

A tônica do jogo foi a troca rápida de passes no meio de campo e acionar ora Thiago, ora Alex Dias no ataque. As inversões de lado com Júnior, Souza e Josué acabaram por desmontar a defesa do time adversário e os gols saíram naturalmente. O primeiro deles foi marcado por Thiago após jogada de linha de fundo, na direita, pelo Danilo. O mesmo Danilo marcou o segundo gol poucos minutos depois e o zagueiro Fabão anotou o terceiro ao final do primeiro tempo.

Após o intervalo o SPFC manteve a mesma postura ofensiva e logo aos seis minutos chegou ao quarto gol novamente com Danilo. Diga-se de passagem, esse foi o gol mais bonito do jogo, fruto de passes rápidos entre Ceni, Thiago, Júnior, Alex Dias e desse para Danilo. O meia São Paulino mandou um tirambaço no canto esquerdo do eterno gambá, o goleiro Ronaldo, que adora levar uma sacolada quando enfrenta o glorioso do Morumbi. Próximo do fim do jogo, foi a vez de Richarlyson marcar o seu e incendiar a torcida que compareceu em bom número para prestigiar o Tricolor em Santos.

Devo fazer ainda uma menção especial ao trio de zagueiros. Todos sem exceção estiveram muito bem, especialmente nas jogadas aéreas do adversário. Com um pouco mais de entrosamento, será difícil marcar gols nesse time.

É a quarta vitória seguida e, mais importante ainda, fica evidente a evolução da equipe. Tudo indica que o São Paulo deve conquistar o campeonato se manter a mesma detetrminação.

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 12 de fevereiro de 2006, domingo
Árbitro: Luís Marcelo Vicentin Cansian (SP)
Assistentes: Maurício Machado Ferronato e Jairo Martins da França (ambos de SP)
Cartões amarelos: Joel, Ricardo Miranda, Emerson, Júlio César e Rodrigo (Portuguesa Santista); Fabão e André Dias (São Paulo)
Gols: SÃO PAULO: Thiago, aos 19 minutos do 1º tempo, Danilo, aos 33 minutos do 1º tempo e 6 do 2º, Fabão, aos 45 minutos do 1º tempo e Richarlysson aos 46 do 2º tempo

PORTUGUESA SANTISTA: Ronaldo; Marco Aurélio (Rossini), Joel, Fabão e Juá; Lelo (Ricardo Miranda), Emerson, Júlio César (Daniel) e Alex Silva; Rodrigo e Rodriguinho
Técnico: Sérgio Guedes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e André Dias; Souza, Mineiro, Josué (Denílson), Danilo e Júnior (Richarlysson); Alex Dias (Leandro) e Thiago
Técnico: Muricy Ramalho

Notas:
Rogério Ceni - 6,5
Pouco trabalho na partida de hoje.
Fabão - 7,5
Muito bem na sua função e ainda marcou um gol.
Lugano - 7,0
Jogar com seriedade e determinação não é novidade pra ele. Mas jogar de máscara e não ter receio de disputar qualquer jogada não é para qualquer um.
André Dias - 7,5
Salvou um gol certo e esbanjou segurança.
Souza - 6,5
Um pouco afobado no ataque mas está melhorando na função de lateral.
Mineiro - 7,0
Um pouco sumido no primeiro tempo porque fez a cobertura frontal da zaga mas mostrou a mesma disposição de sempre e apareceu muito bem no ataque no segundo tempo.
Josué - 7,5
Fez a função de segundo volante com maestria. Está subindo de produção.
Denílson - 6,0
Entrou só para pegar ritmo e não comprometeu.
Danilo - 9,0
O dono do jogo. Dois gols, boas jogadas e muita movimentação.
Júnior - 7,0
Bem na armação. Seleção à vista.
Richarlysson - 6,5
Tá certo que quando entrou o jogo já estava decidido mas dessa vez fez tudo certo e ainda marcou o seu golzinho.
Alex Dias - 7,5
Veloz, certeiro e inteligente.
Leandro - 6,0
Foi bem quando se postou dentro da área adversária e deu uma assistência para gol.
Thiago - 7,5
Muita movimentação e um gol.
Muricy Ramalho - 8,0
Fez tudo certo.

Dos arquivos V

Quinta-feira, Fevereiro 09, 2006

São Paulo FC 3 x Portuguesa 1

Dessa vez não haverá análise detalhada porque eu não pude comparecer ao Morumbi. O máximo que eu consegui foi acompanhar o jogo pelo rádio a partir do fim do primeiro tempo, quando o placar já apontava 2 x 0.

Espero não cometer nenhuma injustiça mas me parece que o time apresentou um bom futebol. Danilo(na foto, o Rei dos Clássicos), Júnior, e Alex Dias, que marcou o seu primeiro gol pelo Tricolor, foram bastante acionados e criaram várias situações de gol. A defesa foi pouco acionada e isso por si só é um bom sinal.

Destaco ainda o volante Josué pois voltou a marcar um gol e participou bastante do jogo, diferentemente do que vinha acontecendo nos jogos anteriores.

Com essa vitória o São Paulo encosta no líderes e segue firme na briga pelo título.

SÃO PAULO 3 x 1 PORTUGUESA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 9 de fevereiro de 2006, quinta-feira
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Assistentes: Luiz Quirino da Costa e Flávio Alexandre Silveira (ambos de SP)
Gols: SÃO PAULO: Alex Dias, aos 31 segundos, e Danilo, aos 13 minutos do primeiro tempo; Josué, aos 26 minutos do segundo tempoPORTUGUESA: Cléber, aos 14 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Alex e André Dias; Souza, Denílson, Josué, Danilo (Fábio Santos) e Júnior (Richarlyson); Thiago e Alex Dias (Leandro)
Técnico: Muricy Ramalho

PORTUGUESA: Gléguer; Peter, Du Lopes, Sílvio Criciúma e Leonardo; Almir, Rodrigo Pontes, Jociválter (Alexandre) e Cléber (Diogo); Leandro Amaral e Johnson
Técnico: Giba

Dos arquivos IV

Segunda-feira, Fevereiro 06, 2006

A taça do mundo é nossa
Foto: Tricolog

A jóia da coroa em exposição no salão nobre do Morumbi.

Dos arquivos III

Domingo, Fevereiro 05, 2006

Show Paulo no Morumbi
Foto: Fabio Rubinato

De nada adiantou ter vencido as sete primeiras partidas do ano. O Palmeiras levou um baile do Tricolor e o tabu de não vencer o SPFC desde 97 permanece. Pior ainda, o jogo de hoje entra para a rica história dos melhores entre esses dois times.

O técnico Muricy não fez nenhuma alteração no seu 3-5-2 mas promoveu a estréia de Alex e André Dias. O zagueiro atuou discretamente como o central, função normalmente ocupada por Lugano. No ataque da equipe, Alex Dias foi escalado ao lado de Aloísio e fez jus à expectativa da torcida.

Desde o começo do jogo os dois times se lançaram ao ataque e criaram boas oportunidades para abrir o marcador. Bosco foi mantido no gol e as chances do Palmeiras foram devidamente salvas pelo goleiro São Paulino. Os dois times disputavam o clássico com muita disposição. Mesmo assim o primeiro tempo caminhava para se encerrar empatado em 0 x 0. Mas no contra ataque de uma falta que encontrou a barreira do São Paulo, Alex Dias deixou Danilo à vontade para fuzilar Marcos e abrir o marcador.

No segundo tempo o São Paulo voltou com a mesma disposição de antes e o Palestra, acuado pelo placar adverso, se lançou desesperadamente atrás do gol de empate. Ainda na etapa inicial, o atacante Aloisio deixou o campo lesionado para a entrada de Thiago. A nova promessa tricolor foi o grande destaque do jogo ao marcar dois gols e determinar a vitória São Paulina. Ele finalizou para as redes num rebote da defesa alviverde para fazer o seu primeiro em clássicos e, minutos após o time visitante marcar o seu primeiro, disparou um canhão para anotar o seu segundo e o terceiro do São Paulo. Edcarlos, que vinha fazendo um partida no máximo regular, comete pênalti que resulta no segundo gol alviverde. Quando tudo indicava que os minutos finais seriam de pressão Palmeirense, Mineiro rouba a bola numa bobeada do animal Edmundo, dribla Marcos e anota um gol típico de centroavante.

Mesmo sem deixar o seu gol, Alex Dias jogou muito bem na sua estréia. Participou bastante das jogadas do ataque tricolor até ser substituído pelo também estreante Leandro. Pelo que se viu hoje, Alex Dias e Thiago ainda vão dar muito o que falar. O São Paulo parte para disputar a ponta do Campeonato Paulista e o Palmeiras amarga a sensação de que está bem longe de ser imbatível.

SÃO PAULO 4 x 2 PALMEIRAS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 5 de fevereiro de 2006, domingo
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Assistentes: Ednílson Corona e Ana Paula Oliveira (ambos Fifa-SP)
Renda: R$ 493.576,00
Público: 30.970 pagantes
Cartões amarelos: Bosco e Mineiro (S); Marcinho (P)
Cartão vermelho: Alceu (P)
Gol: SÃO PAULO: Danilo, aos 44 minutos do primeiro tempo; Thiago, aos 23 e 33, e Mineiro, aos 46 minutos do segundo tempo - PALMEIRAS: Daniel, aos 31, e Edmundo, aos 42 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Bosco; André Dias, Alex e Edcarlos; Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Aloísio (Thiago) e Alex Dias (Leandro)
Técnico: Muricy Ramalho
PALMEIRAS: Marcos; Paulo Baier (Gioino), Daniel, Gamarra e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Correa (Alceu), Ricardinho (Reinaldo) e Marcinho; Edmundo e Washington
Técnico: Emerson Leão

Notas:
Bosco - 7,5
Vive grande fase e foi decisivo mais uma vez.
André Dias - 5,5
Discreto e ainda fora de sintonia com os companheiros.
Alex - 6,5
Quando joga mais com a cabeça tende a se sobressair.
Edcarlos - 4,0
Falhas na marcação e um pênalti, praticamente uma atuação regular.
Souza - 6,5
Dessa vez jogou do jeito que a torcida gosta, com velocidade e se apresentando como opção de jogadas.
Mineiro - 8,0
Como sempre impecável na marcação e ainda marcou um golaço. Tá ficando bom nisso.
Josué - 6,5
Eficiente na marcação e pouco presente no ataque dessa vez.
Danilo - 7,5
Participou bastante e foi fundamental para a vitória.
Júnior - 8,5
Partidaço. A possibilidade de disputar mais uma Copa está fazendo muito bem a ele e ao time.
Aloísio - 5,0
Vinha sendo apenas regular até sair por contusão
Thiago - 9,0
Atacante vive de fazer gols. E ele saiu do banco e decidiu a partida.
Alex Dias - 7,5
Já mostrou que veio para arrebentar. Só faltou o gol.
Leandro - Sem nota
Muricy Ramalho - 7,5
Usou muito bem as peças que tinha à disposição para matar o time rival.

Dos arquivos II

Quinta-feira, Fevereiro 02, 2006

São Paulo FC 2 X 0 Marília

Apesar de precisar de uma vitória para se posicionar no meio da tabela do Campeonato Paulista, o São Paulo atuou como um time pequeno em Marília. Mostrando a mesma ausência de padrão de jogo desse o início do campeonato, o São Paulo jogou desordenadamente e poderia até ter sofrido o empate ou mesmo a virada.

No primeiro tempo o lateral/meia Júnior acertou um belo chute em cobrança de falta e abriu o marcador logo aos 27 minutos do primeiro tempo. O resto do período foi caracterizado por inúmeras chances perdidas por falta de qualidade no último passe para os atacantes. Destaco ainda uma ótima chance desperdiçada pelo Edcarlos numa furada bisonha e um pênalti mais claro do que o sol ao meio-dia que o juiz preferiu não marcar em favor do Tricolor.

No segundo tempo o SPFC voltou a repetir a tática perigosa de se mostrar satisfeito com o placar de 1 x 0. O Marília ignorou o atual campeão mundial e partiu para cima a fim de conseguir o empate. Felizmente falta aos jogadores do Marília um mínimo de qualidade porque eles jogaram fora pelo menos seis ou sete boas chances para igualar o marcador. O São Paulo mal conseguia trocar passes até a intermediária e, por atacar sempre de maneira caótica, sempre deixava a zaga exposta ao ataque inimigo. Tanto é que os sempre eficientes Josué e Mineiro não conseguiam realizar corretamente as suas funções.

O técnico Muricy optou por trocar o atacante Thiago, que vinha muito bem, pelo sempre ineficiente e afetado Richarlyson. O atacante Aloísio, que finalmente fez a sua estréia no Paulistão, também fazia boa partida porém se machucou e foi substituído por Roger, o qual resurgiu dentro do jogo em dois lances. No primeiro ele chutou para fora uma boa oportunidade num passe de Danilo e no outro ele recebeu passe de Souza para anotar o segundo gol da partida e encerrar a conta em Marília.

Local: Estádio Bento de Abreu, em Marília (SP)
Data: 1º de fevereiro de 2006, quarta-feira
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado (SP)
Assistentes: Hilton Francisco de Melo e Leonardo Ferreira Alves (ambos de SP)
Cartões amarelos: Gian, Gum, Juninho e Téio (M); Aloísio, Fabão, Josué e Mineiro (S)
Gols: SÃO PAULO: Júnior, aos 27 minutos do primeiro tempo; Roger, aos 45 minutos do segundo tempo

MARÍLIA: Guto (Bruno); Gum, Téio e Gian (Éder); Bruninho, João Marcos, Fernando (Juninho), Danilo e Michael; Sandro Gaúcho e Wellington Amorim
Técnico: Wladimir Araújo

SÃO PAULO: Bosco; Fabão, Alex e Edcarlos; Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Aloísio (Roger) e Thiago (Richarlyson)
Técnico: Muricy Ramalho

Notas:
Bosco - 7,0
Salvou alguns gols certos com boas defesas.
Fabão - 3,0
Definitivamente não é o mesmo zagueiro de 2005.
Edcarlos - 5,0
Não comprometeu dessa vez.
Alex - 6,5
O melhor da zaga no jogo de hoje.
Souza - 5,0
Não consegue jogar como lateral. Não procura a linha de fundo.
Mineiro - 5,5
Um pouco apagado em campo. Foi melhor no segundo tempo.
Josué - 5,0
Um pouco apagado em campo. Errou mais passes do que o de costume.
Júnior - 6,5
Na falta de um armador, não se esconde em campo e ainda marcou um belo gol de falta.
Danilo - 4,5
Como sempre, lento e escondido na ponta-esquerda. Melhorou um pouco no segundo tempo.
Thiago - 6,0
A mesma disposição e velocidade de sempre. Precisa melhorar a qualidade do passe.
Richarlyson - Sem nota
Aloísio - 6,5
O melhor do ataque no jogo porém ainda carece de mais entrosamento e melhor posicionamento em campo.
Roger - 5,0
Atacante tem que marcar gols. Mesmo se só tocar na bola uma vez.
Muricy Ramalho - 4,0
O time jogou mal, sem atitude para vencer categoricamente e está insistindo com o Richarlyson.

Dos arquivos I

Terça-feira, Janeiro 31, 2006

Sobrou emoção
Foto: Rubens Chiri

A noite de Segunda-feira passada foi marcante para muitos; por diversos motivos. Desde os formandos do Módulo Vivencial, os São Paulinos homenageados e os associados do clube, todos tiveram o privilégio de estar presentes a uma cerimônia marcante. De jornalistas a políticos, de empresários a cidadãos de destaque na sociedade, foram muitos os que receberam uma justa homenagem do SPFC pelo seu São Paulinismo.

Dentre tantos, eu destaco dois momentos especiais. O primeiro foi o de um senhor de idade já avançada (e eu peço desculpas por não lembrar o seu nome) que quase fez derramar lágrimas de todos os presentes. E o segundo foi protagonizado por Cesar Filho (foto), ao final da cerimônia, quando num discurso extremamente comovente, não hesitou em chorar brevemente ao narrar os momentos de sua vida ligados à paixão Tricolor.

Parabéns e saudações Tricolores a todos.
Foto: Rubens Chiri
Foto: Rubens Chiri


Parabéns pra você
Foto: Rubens Chiri

O talismã do Tricolor está completando hoje 40 anos de vida. Um dos atacantes mais vitoriosos que já vestiram a camisa do Tricolor, Muller acumulou muitos títulos em sua carreira, com destaque para o bicampeonato mundial pelo São Paulo em 92/93 e o campeonato mundial pela Seleção Brasileira em 1994.

Na foto acima vê-se o momento em que o jogador é homenageado pelo SPFC durante o evento que marcou o encerramento do Curso de Formação de Dirigentes 2005. Parabéns e obrigado.


Declaração de 30/01/06
Foto: Rubens Chiri

"Eu jamais vestirei profissionalmente outra camisa que não seja a do São Paulo Futebol Clube."

Vindo da boca de qualquer outro jogador, essa declaração não teria valor nenhum. Mas ela foi dita por Rogério Ceni, durante o evento de encerramento do curso de Formação de Dirigentes que aconteceu nessa Segunda-feira.

Eu poderia escrever mais de mil palavras para tentar expressar a gratidão e admiração por esse goleiro, mas mesmo assim talvez não fosse o suficiente. Vou optar então por apenas duas: Muito obrigado.


Formação de Dirigentes
Foto: Rubens Chiri

Acontece nessa semana a última etapa do Curso de Formação de Dirigentes que o São Paulo Futebol Clube proporcionou para os seus associados.

O tema dessa vez será: "Ídolos do SPFC e Paixão Tricolor"

Desnecessário dizer que essa foi mais uma iniciativa pioneira do Tricolor Paulista. E isso certamente trará bons frutos num futuro próximo. Ganham o clube e os São-Paulinos.

A Taça do Campeonato Mundial 2005 estará em exposição exclusiva para os privilegiados que estarão presentes ao evento.

Store