26 de janeiro de 2007

Muita calma nessa hora

Tudo bem, eu sei que o Cleber Wellington Abade pisou na bola e foi no mínimo um árbitro caseiro, mas fazer esse carnaval não vai nos ajudar em nada.

Lembrando que já vetamos o Carlos Eugênio Simon e Paulo César Oliveira, se ficarmos adicionando nomes nesta lista em pouco tempo não teremos mais nenhum árbitro disponível para os nossos jogos. E daí nós seríamos ainda mais prejudicados pela "classe profissional". Talvez como no Brasileiro de 2005 ou ainda pior.

Falando nisso, quem apostou contra a gente naquele campeonato deve ter ganhado um bom dinheiro. Não é mesmo? Mas enfim, só um pensamento que me ocorreu.

Tá, eu também não quero nem Abade, Paulo César e muito menos o Simon em campo para apitar uma partida do São Paulo. Então vamos fazer as coisas com calma, depois da poeira abaixar, com tranquilidade e razão.

Deu zebra

O Tricolorzinho perdeu o título da Copa São Paulo 2007 nas cobranças de pênalti e frustrou a grande torcida que foi ao Pacaembu na manhã de Quinta-feira. Infelizmente as nossas jovens promessas não conseguiram converter as diversas oportunidades de gol no tempo normal e ficaram sem o caneco mesmo fazendo uma capanha invicta, com 7 vitórias e 1 empate.

Gostaria de destacar a qualidade das cobranças de pênalti, com exceção de uma delas é claro, que foram muito bem executadas e com aproveitamento melhor do que a média no profissional. Sinal claro de que as duas equipes tem bons jogadores e são bem treinadas.

A torcida agora é que estes jogadores que apareceram muito bem nessa competição continuem a ser lapidados e que no futuro próximo eles brilhem com a nossa camisa.

Para o São Paulo resta o consolo de um vice-campeonato após uma grande frustração em 2005, mas para a próxima Copa deve fazer lobby para evitar que façamos 5 jogos em 10 dias. Essa maratona é demais para quem tem 17 ou 29 anos. Nossos garotos estavam evidentemente exaustos na final.

25 de janeiro de 2007

Parabéns São Paulo

Parabéns para a cidade de São Paulo. A maior e mais importante cidade do hemisfério sul e a qual nos empresta o seu nome.

E parabéns para o São Paulo Futebol Clube, que comemora neste dia o aniversário de sua fundação mesmo tendo sido fundado em 16 de Dezembro.

"De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente"

Paulista 2 x 2 São Paulo

Desta vez o Tricolor acabou levando a pior e saiu de Jundiaí com um gosto amargo na boca. O time estava vencendo por 1x2 até os 49:20 do segundo tempo, quando a equipe local achou o gol de empate num chute de fora da área que acabou desviando em Aloísio. Punidos pelo árbitro e pelas deficiências apresentadas durante toda a partida.

Ainda no primeiro tempo, o Paulista dominou o jogo e envolveu facilmente a equipe visitante. Para nossa sorte as várias oportunidades de gol criadas foram desperdiçadas, enquanto que nossa equipe se limitava a perder a bola na frente e oferecer o contra-ataque ao adversário. O maior destaque nesse quesito foi Souza, que além de perder a posse de bola ainda não acertou um lance de bola parada sequer. Difícil acreditar que era o mesmo jogador que cansou de servir os colegas no Brasileirão 2006.

Mas no fim do primeiro tempo o Paulista conseguiu fazer o seu gol, numa falha de Alex Silva. O Pirulito deixou a bola à disposição do atacante na nossa pequena área. Paulista 1x0.

Num tipo de lance que sofríamos bastante como vítima até alguns anos atrás, empatamos o jogo imediatamente depois com o recém-contratado Borges e fomos para o intervalo com um injusto empate, até aquele momento, "a nosso favor".

No retorno do intervalo o técnico Muricy mexeu na equipe com a entrada de Jadílson no lugar de Júnior e o recuo de Leandro para a ala direita. As mudanças deram certo e o São Paulo equilibrou o jogo. Não demorou muito e viramos a partida com Hugo. São Paulo 2x1.

O time se sustentou bem e até teve uma ou outra chance de ampliar. Borges saiu para dar lugar a Thiago. Porém o jovem atacante sofreu séria contusão no tornozelo poucos minutos depois e deu lugar para Lenílson, que voltou depois de cumprir suspensão imposta pelo STJD.

Tudo indicava que o resultado seria mantido até o final, mas o árbitro deu 4 minutos a mais de descontos, que não deveriam ter passado de 2, e, bem, você já leu o primeiro parágrafo.

Apesar do resultado não ser muito negativo, devido à fórmula do campeonato, o sinal amarelo está ligado. Com ou sem Mineiro, o time precisa jogar muito mais do que jogou hoje.

FICHA TÉCNICA PAULISTA 2 x 2 SÃO PAULO

Local: Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí (SP)
Data: 24 de janeiro de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45
Renda: R$ 145.500,00
Público: 9.616 torcedores
Árbitro: Cleber Wellington Abade
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Giovani César Canzian.
Cartões amarelos: Júnior (SP), Borges (SP), Dema (Pau) e Aloísio (SP)
Gols:
PAULISTA: Diogo, aos 46 minutos do primeiro tempo; Gláucio, aos 49 minutos do segundo tempo.
SÃO PAULO: Borges, aos 47 minutos do primeiro tempo; Hugo, aos oito minutos do segundo tempo.

PAULISTA: Victor; Marco Aurélio, Dema, Marcus Vinícius e Fábio Vidal (Eduardo); Rever, Marcelo Oliveira, Diogo (Marcos Denner) e Gláucio; Vítor Santana (Leandrinho) e Gilsinho.
Técnico: Vagner Mancini

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Leandro, Josué, Souza, Hugo e Júnior (Jadilson); Borges (Thiago depois Lenilson) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho.

24 de janeiro de 2007

The World's best Goalkeeper 2006

"The World's best Goalkeeper 2006
Welt-Torhüter 2006
El Mejor Portero del Mundo 2006
Meilleur Gardien de But du Monde 2006
by IFFHS

Diferentemente de 2005, desta vez apenas dois novatos compôem a lista dos 20 melhores. Andrés Palop do Sevilla FC, atual campeão da Copa UEFA e o suíço de 35 anos e goleiro da seleção nacional, Pascal Zuberbühler. Oito dos 20 melhores goleiros atuam fora de seus países de origem, sem contar o francês Fabien Barthez que atualmente está sem clube.

O favorito e mais votado como melhor goleiro do mundo pela terceira vez depois de 2003 e 2004 foi o italiano Gianluigi Buffon, que ganhou a Copa do Mundo pela seleção de seu país em 2006. O alemão Jens Lehmann, de 37 anos foi o segundo, sendo essa a melhor posição já atingida em sua longa carreira. O defensor do título Petr Čech está se recuperando de uma séria lesão mas ainda assim assegurou a terceira posição.

O melhor goleiro não-Europeu foi Rogério Ceni, capitão do campeão Brasileiro São Paulo FC e que também detém a marca de maior goleiro artilheiro do mundo. A sexta posição também é a melhor por ele já conquistada. Os 20 melhores goleiros representam 13 países diferentes em 4 continentes. Brasil e Espanha possuem três cada. Alemanha, Argentina e França tem dois cada. A IFFHS vem elegendo o melhor goleiro do mundo desde 1987. Os votos de 2006 foram coletados entre equipes editoriais selecionadas e experts.

Position Name Club Nationality Points
1. Gianluigi Buffon Juventus FC Torino Italia 295
2. Jens Lehmann Arsenal FC London Deutschland 140
3. Petr Čech Chelsea FC London Česká Republika 91
4. Iker Casillas Real Madrid CF España 47
5. Edwin van der Sar Manchester United FC Nederland 45
6. Rogério Ceni São Paulo FC Brasil 39
7. Ricardo Pereira Sporting Portugal 38
8. Nélson de Jesús e Silva »Dida« Milan AC Brasil 34
9. Roberto Carlos Abbondanzieri Getafe FC Argentina 19
10. Fabien Barthez without club France 18
11. Oliver Kahn FC Bayern München Deutschland 12
Víctor Valdés Arribas FC Barcelona España 12
13. Pascal Zuberbühler West Bromwich Albion FC Schweiz 11
14. Grégory Coupet Olympique Lyonnais France 9
Oswaldo Sánchez CD Guadalajara México 9
16. Gomes PSV Eindhoven Brasil 8
17. Andrés Palop Sevilla FC España 6
18. Igor Akinfeyev CSKA Moscow Russia 5
José María Buljubasich Universidad Católica Argentina 5
Mark Schwarzer Middlesbrough FC Australia 5"

O que eu ainda não entendi é: Por que apenas o sexto lugar? Por que esse abismo de pontos de separação? Para chegar ao topo falta técnica ou marketing? Como é que um goleiro é o único jogador brasileiro atuando no Brasil a ser indicado como um dos melhores do mundo? Não houve um tempo em que se dizia que o Brasil não criava bons goleiros? E finalmente, essa IFFHS é pra ser levada a sério?

23 de janeiro de 2007

Na disputa pelo caneco

O Tricolorzinho está na grande final da Copa São Paulo 2007 e busca a terceira conquista para o time da capital paulista contra o time do Cruzeiro de Minas Gerais.

Na seminfinal disputada hoje pela tarde, o time do Atlético do Paraná endureceu o jogo e arrancava um bravo empate até aos 30 minutos do segundo tempo. Porém a maior qualidade do São Paulo prevaleceu e quando tudo indicava que teríamos um final dramático, os gols começaram a aparecer e não houve tempo para qualquer reação.

Agora o técnico Vizolli deve controlar a ansiedade da garotada e avisar todo mundo que o próximo adversário é perigoso e vamos precisar de muita disposição para ficarmos com o título.

Vai lá de coração.

22 de janeiro de 2007

Parabéns, Rogério Ceni!

O nosso capitão completa hoje 34 anos de vida. Parabéns e muito obrigado por tudo.

Só que o aniversário é seu, mas a festa é nossa.

Confiram alguns grandes momentos do goleiro tricolor:









Ufa.....São Paulo 1 x 0 Ituano

Sabe aquele dia embaçado? Aquele em que você reluta em sair da cama, lá fora cai uma chuva fina e você está mais desestimulado do que o advogado do Saddam? Pois esse deve ter sido o Domingo de todos que foram ao Morumbi.

Nenhuma das equipes parecia disposta a jogar um bom futebol e salvo raras ocasiões onde os goleiros trabalharam um pouco, foi um jogo de dar sono. Ainda bem que pelo menos o nosso capitão não dormiu no ponto e conseguiu intervir decisivamente em três ou quatro oportunidades de gol do Ituano.

Lá na frente o time apresentou falhas no meio de campo e pouca produtividade no ataque. Como eu já disse, estava todo mundo dormindo. Se não fosse por um chacoalhão de Aloísio em Júnior, o placar teria ficado no 0x0.

Hora de abrir os olhos.

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 21 de janeiro de 2007, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho
Assistentes: Maurício Machado Ferronato e Sérvio Antonio Bucioli
Público: 10.298
Renda: R$ 131.225
Cartões amarelos: Leandro, Aloísio e André Dias (SP); Everaldo, Adoniran, Daniel, Élvis e João Paulo (Itu)
GOL: Júnior, aos 14 minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Reasco (Alex Silva), André Dias, Miranda e Júnior; Josué, Souza, Leandro e Hugo; Borges (Thiago) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

ITUANO: Márcio; Flavinho (Jackson), Paulo César, João Paulo e Márcio Goiano; Daniel, Adoniran, Flávio e Éder (Élvis); Sorato (Glaucivam) e Everaldo Kaboré
Técnico: Ademir Fonseca.

21 de janeiro de 2007

São Paulo na semifinal

O time do Fluminense foi derrotado pela equipe do São Paulo em partida de bom nível técnico neste Sábado.

O Tricolor buscou o gol desde o início do jogo, porém foi só no fim do primeiro tempo, de pênalti, que o placar foi aberto pela equipe do Morumbi. No segundo tempo cada equipe marcou um gol cada e desta maneira o São Paulo garantiu a classificação para a próxima fase da Copinha.

Nosso adversário por uma vaga na grande final será a equipe do Atlético do Paraná. Se as provocações mútuas que os dois clubes costumam protagonizar ultimamente forem transferidas para os garotos, teremos um jogo bastante disputado.

Espero que a desta fase em diante a FPF tenha o bom senso de utilizar campos em bom estado, pois a maioria dos utilizados até agora estavam em péssimo estado. Parece que só a FPF não sabe que campos ruins impedem um jogo mais técnico ainda podem ocasionar lesões nos atletas.