11 de novembro de 2006

Dos arquivos VI

Domingo, Fevereiro 12, 2006

Portuguesa Santista 0 x 5 São Paulo FC
Foto: Rubens Chiri

Dessa vez o tricolor massacrou a Burrinha jogando na acanhada Vila Belmiro. Desde o começo até o final do jogo só deu São Paulo e o resultado final foi mais do que justo.

O técnico Muricy finalmente pôde escalar a força máxima pela primeira vez no campeonato. No gol, Rogerio fez a sua segunda partida neste campeonato. Fabão e Mineiro voltaram de suspensão automática e o raçudo Lugano fez uso de uma máscara protetora para voltar a jogar após a cirurgia no nariz. O 3-5-2 parece ser mesmo o esquema ideal para buscar o bicampeonato Paulista e o Tetra da Libertadores e do Brasileirão.

A tônica do jogo foi a troca rápida de passes no meio de campo e acionar ora Thiago, ora Alex Dias no ataque. As inversões de lado com Júnior, Souza e Josué acabaram por desmontar a defesa do time adversário e os gols saíram naturalmente. O primeiro deles foi marcado por Thiago após jogada de linha de fundo, na direita, pelo Danilo. O mesmo Danilo marcou o segundo gol poucos minutos depois e o zagueiro Fabão anotou o terceiro ao final do primeiro tempo.

Após o intervalo o SPFC manteve a mesma postura ofensiva e logo aos seis minutos chegou ao quarto gol novamente com Danilo. Diga-se de passagem, esse foi o gol mais bonito do jogo, fruto de passes rápidos entre Ceni, Thiago, Júnior, Alex Dias e desse para Danilo. O meia São Paulino mandou um tirambaço no canto esquerdo do eterno gambá, o goleiro Ronaldo, que adora levar uma sacolada quando enfrenta o glorioso do Morumbi. Próximo do fim do jogo, foi a vez de Richarlyson marcar o seu e incendiar a torcida que compareceu em bom número para prestigiar o Tricolor em Santos.

Devo fazer ainda uma menção especial ao trio de zagueiros. Todos sem exceção estiveram muito bem, especialmente nas jogadas aéreas do adversário. Com um pouco mais de entrosamento, será difícil marcar gols nesse time.

É a quarta vitória seguida e, mais importante ainda, fica evidente a evolução da equipe. Tudo indica que o São Paulo deve conquistar o campeonato se manter a mesma detetrminação.

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 12 de fevereiro de 2006, domingo
Árbitro: Luís Marcelo Vicentin Cansian (SP)
Assistentes: Maurício Machado Ferronato e Jairo Martins da França (ambos de SP)
Cartões amarelos: Joel, Ricardo Miranda, Emerson, Júlio César e Rodrigo (Portuguesa Santista); Fabão e André Dias (São Paulo)
Gols: SÃO PAULO: Thiago, aos 19 minutos do 1º tempo, Danilo, aos 33 minutos do 1º tempo e 6 do 2º, Fabão, aos 45 minutos do 1º tempo e Richarlysson aos 46 do 2º tempo

PORTUGUESA SANTISTA: Ronaldo; Marco Aurélio (Rossini), Joel, Fabão e Juá; Lelo (Ricardo Miranda), Emerson, Júlio César (Daniel) e Alex Silva; Rodrigo e Rodriguinho
Técnico: Sérgio Guedes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e André Dias; Souza, Mineiro, Josué (Denílson), Danilo e Júnior (Richarlysson); Alex Dias (Leandro) e Thiago
Técnico: Muricy Ramalho

Notas:
Rogério Ceni - 6,5
Pouco trabalho na partida de hoje.
Fabão - 7,5
Muito bem na sua função e ainda marcou um gol.
Lugano - 7,0
Jogar com seriedade e determinação não é novidade pra ele. Mas jogar de máscara e não ter receio de disputar qualquer jogada não é para qualquer um.
André Dias - 7,5
Salvou um gol certo e esbanjou segurança.
Souza - 6,5
Um pouco afobado no ataque mas está melhorando na função de lateral.
Mineiro - 7,0
Um pouco sumido no primeiro tempo porque fez a cobertura frontal da zaga mas mostrou a mesma disposição de sempre e apareceu muito bem no ataque no segundo tempo.
Josué - 7,5
Fez a função de segundo volante com maestria. Está subindo de produção.
Denílson - 6,0
Entrou só para pegar ritmo e não comprometeu.
Danilo - 9,0
O dono do jogo. Dois gols, boas jogadas e muita movimentação.
Júnior - 7,0
Bem na armação. Seleção à vista.
Richarlysson - 6,5
Tá certo que quando entrou o jogo já estava decidido mas dessa vez fez tudo certo e ainda marcou o seu golzinho.
Alex Dias - 7,5
Veloz, certeiro e inteligente.
Leandro - 6,0
Foi bem quando se postou dentro da área adversária e deu uma assistência para gol.
Thiago - 7,5
Muita movimentação e um gol.
Muricy Ramalho - 8,0
Fez tudo certo.