11 de novembro de 2006

Dos arquivos III

Domingo, Fevereiro 05, 2006

Show Paulo no Morumbi
Foto: Fabio Rubinato

De nada adiantou ter vencido as sete primeiras partidas do ano. O Palmeiras levou um baile do Tricolor e o tabu de não vencer o SPFC desde 97 permanece. Pior ainda, o jogo de hoje entra para a rica história dos melhores entre esses dois times.

O técnico Muricy não fez nenhuma alteração no seu 3-5-2 mas promoveu a estréia de Alex e André Dias. O zagueiro atuou discretamente como o central, função normalmente ocupada por Lugano. No ataque da equipe, Alex Dias foi escalado ao lado de Aloísio e fez jus à expectativa da torcida.

Desde o começo do jogo os dois times se lançaram ao ataque e criaram boas oportunidades para abrir o marcador. Bosco foi mantido no gol e as chances do Palmeiras foram devidamente salvas pelo goleiro São Paulino. Os dois times disputavam o clássico com muita disposição. Mesmo assim o primeiro tempo caminhava para se encerrar empatado em 0 x 0. Mas no contra ataque de uma falta que encontrou a barreira do São Paulo, Alex Dias deixou Danilo à vontade para fuzilar Marcos e abrir o marcador.

No segundo tempo o São Paulo voltou com a mesma disposição de antes e o Palestra, acuado pelo placar adverso, se lançou desesperadamente atrás do gol de empate. Ainda na etapa inicial, o atacante Aloisio deixou o campo lesionado para a entrada de Thiago. A nova promessa tricolor foi o grande destaque do jogo ao marcar dois gols e determinar a vitória São Paulina. Ele finalizou para as redes num rebote da defesa alviverde para fazer o seu primeiro em clássicos e, minutos após o time visitante marcar o seu primeiro, disparou um canhão para anotar o seu segundo e o terceiro do São Paulo. Edcarlos, que vinha fazendo um partida no máximo regular, comete pênalti que resulta no segundo gol alviverde. Quando tudo indicava que os minutos finais seriam de pressão Palmeirense, Mineiro rouba a bola numa bobeada do animal Edmundo, dribla Marcos e anota um gol típico de centroavante.

Mesmo sem deixar o seu gol, Alex Dias jogou muito bem na sua estréia. Participou bastante das jogadas do ataque tricolor até ser substituído pelo também estreante Leandro. Pelo que se viu hoje, Alex Dias e Thiago ainda vão dar muito o que falar. O São Paulo parte para disputar a ponta do Campeonato Paulista e o Palmeiras amarga a sensação de que está bem longe de ser imbatível.

SÃO PAULO 4 x 2 PALMEIRAS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 5 de fevereiro de 2006, domingo
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Assistentes: Ednílson Corona e Ana Paula Oliveira (ambos Fifa-SP)
Renda: R$ 493.576,00
Público: 30.970 pagantes
Cartões amarelos: Bosco e Mineiro (S); Marcinho (P)
Cartão vermelho: Alceu (P)
Gol: SÃO PAULO: Danilo, aos 44 minutos do primeiro tempo; Thiago, aos 23 e 33, e Mineiro, aos 46 minutos do segundo tempo - PALMEIRAS: Daniel, aos 31, e Edmundo, aos 42 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Bosco; André Dias, Alex e Edcarlos; Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Aloísio (Thiago) e Alex Dias (Leandro)
Técnico: Muricy Ramalho
PALMEIRAS: Marcos; Paulo Baier (Gioino), Daniel, Gamarra e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Correa (Alceu), Ricardinho (Reinaldo) e Marcinho; Edmundo e Washington
Técnico: Emerson Leão

Notas:
Bosco - 7,5
Vive grande fase e foi decisivo mais uma vez.
André Dias - 5,5
Discreto e ainda fora de sintonia com os companheiros.
Alex - 6,5
Quando joga mais com a cabeça tende a se sobressair.
Edcarlos - 4,0
Falhas na marcação e um pênalti, praticamente uma atuação regular.
Souza - 6,5
Dessa vez jogou do jeito que a torcida gosta, com velocidade e se apresentando como opção de jogadas.
Mineiro - 8,0
Como sempre impecável na marcação e ainda marcou um golaço. Tá ficando bom nisso.
Josué - 6,5
Eficiente na marcação e pouco presente no ataque dessa vez.
Danilo - 7,5
Participou bastante e foi fundamental para a vitória.
Júnior - 8,5
Partidaço. A possibilidade de disputar mais uma Copa está fazendo muito bem a ele e ao time.
Aloísio - 5,0
Vinha sendo apenas regular até sair por contusão
Thiago - 9,0
Atacante vive de fazer gols. E ele saiu do banco e decidiu a partida.
Alex Dias - 7,5
Já mostrou que veio para arrebentar. Só faltou o gol.
Leandro - Sem nota
Muricy Ramalho - 7,5
Usou muito bem as peças que tinha à disposição para matar o time rival.