27 de setembro de 2007

São Paulo 1 x 0 Boca Juniors

Foto: VIPCOMM

Noite fria, Morumbi fervendo. O jogo que no ano passado levou pouco mais de vinte mil torcedores ao estádio desta vez teve o público adequado ao seu tamanho. Quase quarenta e sete mil pessoas literalmente empurraram o São Paulo para a fase de quartas de final da Copa Sul-Americana.

O jogo seguiu um script pré-definido desde a partida de ida no bostero. O time portenho entrou em campo para gastar o tempo e especular uma ou outra chance de gol enquanto que os brasileiros iriam para o tudo ou nada.

Só que desta vez contávamos com uma equipe mais sólida na defesa e bastante aguerrida em todos os setores do campo. E como se não bastasse, o preparo físico dos locais seria parte fundamental da vitória. A arma que vem arrasando os adversários no torneio nacional também mostraria o seu valor na Sul-Americana.

Na parte tática, Muricy acertou mais do que errou. O retorno de Jorge Wagner à lateral e de Richarlyson à posição de volante devolveu a consistência ao setor. A manutenção do improdutivo Hugo no banco foi talvez o maior acerto do técnico, que preferiu colocar Leandro no meio com Dagoberto e Borges fixos no ataque.

Todavia Leandro não conseguia fazer a ligação com os atacantes e o time voltava a esticar a bola para os atacantes. Nessas jogadas, Dagoberto conseguiu arrancadas que deixaram os seus companheiros com boas oportunidades para marcar por duas vezes. O gol não saíra na primeira etapa, mas o São Paulo conseguia parar o adversário e levar um certo perigo ao seu arqueiro.

Na volta do intervalo Muricy deu um xeque-mate ao colocar Aloísio no lugar de Borges. O Alagoano, que acredito ser um daqueles jogadores predestinados a brilhar nos momentos mais importantes, precisou de menos de dez minutos para marcar um golaço e fazer a torcida explodir em alegria.

Do momento do gol até o final do jogo foi a vez do sistema defensivo Tricolor brilhar. Conforme o script, o adversário mudou seu ritmo de jogo e agora saía desenfreadamente para o ataque a fim de marcar o gol que lhe daria o empate e a classificação.

O problema deles era que Miranda, Alex Silva, Breno, Richarlyson, Hernanes e todo o time do São Paulo deu um show de marcação e dedicação. E o estado físico dos brasileiros naquele momento era visivelmente superior. Atuando de maneira compacta e bastante determinada, o São Paulo ofereceu apenas um chuveirinho para o inimigo e todas as suas tentativas foram devidamente rechaçadas pela nossa defesa.

No script do São Paulo, o time marcaria o gol que precisava e garantiria o resultado até o final da partida. Conseguimos seguí-lo à risca mesmo com a entrada de Hugo no Lugar de Leandro. A torcida vibrava a cada chutão, carrinho e a cada vez que Aloísio usava de malandragem para gastar o tempo e enervar os milongueiros famosos. O time fez a sua parte e verdadeiramente mereceu o resultado final.

No Morumbi, quem manda é o São Paulo.


Ficha técnica: São Paulo 1 x 0 Boca Juniors

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 26 de setembro de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília).
Renda: R$ 854.710,00
Público: 46.757 pagantes (149 não pagantes)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Auxiliares: Enrique Osses e Rodrigo González (ambos do Chile)
Cartões amarelos: Breno, Jorge Wagner e Richarlyson (São Paulo); Paletta, Battaglia, Palermo e Gracián (Boca Juniors)
Gols:
SÃO PAULO: Aloísio, aos oito minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Alex Silva, Breno, Miranda e Richarlyson; Hernanes, Souza, Jorge Wagner e Leandro (Hugo); Dagoberto (André Dias) e Borges (Aloísio)
Técnico: Muricy Ramalho

BOCA JUNIORS: Caranta; Ibarra, Maidana (Krupoviesa), Paletta e Morel Rodríguez; Ledesma, Battaglia (Cardozo), Dátolo e Gracián (Bueno); Boselli e Palermo.
Técnico: Miguel Angel Russo