10 de maio de 2007

Grêmio 2 x 0 São Paulo

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Infelizmente a vitória pelo placar mínimo no jogo de ida, no Morumbi, não foi suficiente para assegurar a nossa classificação para a fase seguinte da competição. Apresentando as mesmas deficiências mostradas desde o início deste ano, o Tricolor sucumbiu em Porto Alegre diante de um time medíocre.

Muricy Ramalho manteve o mesmo time titular da primeira partida na expectativa de que o meio de campo com Souza e Hugo pudesse criar as oportunidades de gol para Leandro e Aloísio. Em vez disso, e até de maneira coerente com o que vinha acontecendo, as oportunidades não apareceram e o continuava a depender dos chutões dos zagueiros em direção a Aloísio.

Mais uma vez, os chamados homens de criação Hugo e Souza e os alas Ilsinho e Jadílson foram absolutamente improdutivos. Nós fomos tão incompetentes nesta partida, que em uma hora e meia de jogo nós não demos um chute sequer ao gol. Vou repetir: não chutamos nenhuma bola em direção ao gol.

Como se as coisas já não estivessem suficientemente ruins para o nosso lado, a sorte abraçou o tricolor local. Num rebote da defesa, a bola sobrou livre para o tal de Tcheco, até então um freguesão do Tricolor, abrir o marcador antes dos vinte primeiros minutos de jogo.

Na volta do intervalo, Jadílson e Hugo deram lugares para Dagoberto e Jorge Wagner. Até aí as substituições foram precisas. Mesmo porque quaisquer outros jogadores poderiam fazer mais do que os dois que saíram de campo. O São Paulo se postou num 4-3-3 e partiu para cima do adversário.

Só que a intranquilidade dos nossos jogadores caiu como uma luva para um time cuja única qualidade é o poder de marcação. Até Dagoberto desapareceu em campo, sob a guarda de dois adversários. Pela direita, Ilsinho não buscava a linha de fundo e afunilava o jogo, enquanto que pela esquerda o dedicado Richarlyson não acertava nenhum cruzamento.

O tempo passava e nada dava certo. A posse de bola era quase que totalmente nossa. Mas de que vale isso se não sabemos o que fazer com ela?

Quando o jogo chegava aos trinta minutos do segundo tempo, fomos castigados mais uma vez. Em outro rebote defensivo, sofríamos o segundo gol. A casa caía em meio a festa dos torcedores locais.

A entrada de Marcel no lugar de Leandro era o "tudo ou nada" de Muricy, que a partir daquele momento gritava para o time alçar bolas na área. Nem isso nós soubemos fazer e assistimos o time da casa segurar o nosso desespero até o apito final.

Tão ruim quanto sermos eliminados nas oitavas de final, é saber que isso terá consequências nas finanças de 2007 e na manutenção de um ou outro bom jogador no nosso elenco. Mas quem sabe isso não abre oportunidade para corrigirmos algumas contratações claramente equivocadas?

A vida segue, mas por enquanto sem aquela paixão de que tanto gostamos.



Ficha Técnica: Grêmio 2 x 0 São Paulo

Local: Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de maio de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45, horário de Brasília
Árbitro: Carlos Chandia (Chile)
Assistentes: Jorge Osório e Manuel Rodriguez, ambos chilenos
Cartões Amarelos: Miranda, Souza, Aloísio (SPO); William, Tuta e Diego Souza (GRE)

Gols:
GRÊMIO: Tcheco aos 17 minutos do primeiro tempo e Diego Souza aos 30 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Saja; Patrício, Teco, William e Lúcio; Edmílson, Sandro Goiano (Amoroso), Tcheco (Gavilán) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Schiavi) e Tuta
Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Ilsinho, Alex Silva, Miranda, Jadilson (Dagoberto); Richarlyson, Josué, Souza, Hugo (Jorge Wagner); Aloísio e Leandro (Marcel)
Técnico: Muricy Ramalho