3 de abril de 2007

Escolhendo as figurinhas

A escolha dos jogadores que formarão o álbum de figurinhas não é uma tarefa fácil. Em primeiro lugar, as décadas estão agregadas e apenas três sugestões estão disponíveis para cada posição. No caso de jogadores que passaram pelo Tricolor numa década para outra, isso fica ainda pior. O atacante Serginho Chulapa, por exemplo, pode muito bem compor o time de 60/70 ou de 80/90.

Em segundo lugar, há que se pesquisar o histórico dos jogadores do passado mais distante de maneira criteriosa. Caso contrário, o risco de cometer injustiças é muito grande. Mesmo assim é inevitável deixar um ou outro nome de fora.

Felizmente o álbum não obedecerá tantas limitações.

E como já fui cobrado por alguns leitores, aqui estão os meus votos escolhidos depois de um bom tempo debruçado sobre livros, revistas e, é claro, o almanaque do São Paulo.


- Décadas de 30, 40 e 50:
Goleiros:
King, José Poy e Gijo.
Zagueiros:
Mauro, Renganeschi e Ruy.
Laterais:
De Sordi, Noronha e Piolin.
Meio-campo:
Bauer, Sastre e Zizinho.
(Ficou de fora: Dino Sani – O primeiro grande dilema. Foi um dos maiores da nossa história, mas perdeu o lugar para Zizinho. Apesar deste ter jogado uma quantidade muito menor de partidas com a nossa camisa, era o maior craque brasileiro na época e a fonte de inspiração para ninguém menos do que o Rei Pelé.).
Atacantes:
Luizinho, Leônidas e Teixeirinha.
Técnicos:
Vicente Feola, Bela Guttmann e Joreca.

Como se já não bastasse este time ser o único que agrega três décadas, ainda existe o time do São Paulo da Floresta. Eu optei por considerar somente o São Paulo fundado no dia 16/12/35. Desta maneira, Arthur Friedenreich também acabou ficando de fora.


- Décadas de 60 e 70:
Goleiros:
Sérgio, Suli e Picasso.
Zagueiros:
Bellini, Jurandir e Roberto Dias.
Laterais:
Getúlio, Forlan e Gilberto.
Meio-campo:
Chicão, Gérson e Pedro Rocha.
Atacantes:
Canhoteiro, Seginho Chulapa e Toninho Guerreiro.
(Ficou de fora: Terto – Um dos jogadores que mais vestiram a nossa camisa, mas não podia deixar de votar nestes três atacantes. E olha que ainda tive que colocar o Chulapa neste time, ao invés do de 80. Ainda bem que para o Terto eu posso me desculpar pessoalmente)
Técnicos:
José Poy, Rubens Minelli e Osvaldo Brandão.


- Décadas de 80 e 90:
Goleiros:
Waldir Peres, Zetti e Gilmar Rinaldi.
Zagueiros:
Oscar, Dario Pereyra e Ricardo Rocha.
(Ficaram de fora: Válber e Ronaldão – Simplesmente porque não poderia deixar de eleger a melhor dupla de todos os tempos e o zagueiro com mais Bolas de Prata da revista Placar)
Laterais:
Zé Teodoro, Cafu e Nelsinho.
(Ficou de fora: Leonardo – Ele até entra na seleção dos melhores que eu vi jogar, mas não poderia ignorar a larga vantagem de histórico dos eleitos.)
Meio-campo:
Raí, Pita e Palhinha.
(Ficaram de fora: Silas e Cerezo – Um foi o meia-direita de um time fabuloso e o outro estraçalhou com a nossa camisa no fim da carreira. Mas como tirar o Rei Raí, o craque Pita e o super vitorioso Palhinha?)
Atacantes:
Zé Sergio, Careca e Muller.
(Ficou de fora: Denílson – Um ponta da mesma estirpe de Canhoteiro e do próprio Zé Sergio, mas que pecava demais em outros fundamentos.)
Técnicos:
Telê Santana, Cilinho e Carlos Alberto Silva.
(Ficaram de fora: Pepe e Formiga – A briga deles seria pela vaga do Carlos Alberto, mas pesou a maior longevidade e o melhor aproveitamento do escolhido.)

Este time foi o que teve mais jogadores de fora pela simples razão de que as décadas de 80 e 90 foram muito férteis em bons jogadores. O correto seria escolher um grupo para cada uma dessas décadas. Infelizmente isso não é possível.


- De 2000 a 2007:
Goleiros:
Rogério Ceni e Bosco.
(Na verdade seria somente o Rogério, mas o Bosco entra pela sua capacidade técnica, pelo espírito de grupo e pelo seu profissionalismo; admirado por todos os jogadores, dirigentes e comissão técnica.)
Zagueiros:
Fabão, Lugano e Rodrigo.
Laterais:
Cicinho, Junior e Souza.
(Sobre o Souza: como a concorrência no meio estava muito dura, cabe a improvisação para premiar o jogador com mais tempo de casa depois do Rogério e que sempre soube superar as dificuldades que apareceram no seu caminho.)
Meio-campo:
Mineiro, Danilo e Kaká.
(Ficou de fora: Josué – Pelo simples fato de que não poderia ignorar o Kaká. Mesmo não conquistando nem metade do que o Josué conquistou, é um craque na acepção da palavra.)
Atacantes:
Luis Fabiano, França e Aloísio.
(Ficou de fora: Amoroso – Por culpa única e exclusiva da ganância)
Técnicos:
Muricy Ramalho, Paulo Autuori e Roberto Rojas.


Faça a sua própria pesquisa e não deixe de escolher os heróis que formarão o álbum do São Paulo. Mas não se demore.