7 de março de 2007

Obrigado, André Luiz Torresani

Ontem foi anunciada a punição ao gandula André Luiz pelos acontecimentos no jogo São Paulo 3 x 1 SCCP. Infelizmente o rapaz foi suspenso pelo TJD em 900 dias e teve o seu contrato de trabalho com o São Paulo rescindido.

Efetivamente, o que aconteceu no jogo é que ele se recusou a entregar a bola a um jogador adversário por ele estar postado muito à frente do local de onde a bola havia saído em lateral. Ele acabou jogando a bola para trás, para onde o lateral deveria ser cobrado. Imediatamente o jogador adversário reclamou e o árbitro Paulo César Oliveira o expulsou de campo.

Revoltado com a injustiça e a irregularidade do lance, o gandula fez gestos de desdém ao árbitro e voltou-se para a torcida. Com mais alguns gestos, incitou o torcedor São-paulino contra o árbitro e saiu de campo.

Na condição de testemunha ocular do ocorrido, afirmo que faltou ao gandula um pouco de bom-senso e maturidade. Mas não posso negar que o ato que gerou sua expulsão estava absolutamente correto. Minha lamentação é porque ele pagou por ter agido conforme manda a regra.

É bom que saibam que absolutamente todos os gandulas que trabalham no Morumbi, nos jogos do São Paulo, são tricolores fanáticos. Todos eles querem participar e cooperar com o São Paulo de alguma maneira. As vagas para esta função são poucas, muito concorridas e ainda existe um rodízio entre eles para serem escalados a cada partida.

Invariavelmente, são torcedores com boa formação educacional e possuem emprego fixo. Ser gandula não é um trabalho. É como um "prêmio" para estes rapazes. Eu conheço um deles, na época um estudante de administração de empresas, que de dia era executivo de uma multinacional e de noite fazia a reposição de bola para os nossos jogadores. O que ele ganhava com isso era irrisório, mas o que isso lhe trazia de satisfação pessoal era incomensurável.

Portanto fica aqui o meu agradecimento ao gandula e sinto não poder fazer mais do que publicar a verdade sobre os fatos. A arquibancada lhe aguarda com muito respeito e carinho.