19 de fevereiro de 2007

Valendo o caneco

Foto: Tricolog

O ano mal começou e o São Paulo já está disputando o seu primeiro troféu. A Taça dos Invictos, troféu re-introduzido em disputa em 2005 pela Federação Paulista de Futebol, pode ser conquistada pela segunda vez consecutiva pelo Tricolor. Para tanto, basta conseguir pelo menos um empate contra a equipe do Bragantino, no próximo Domingo, no Morumbi.

Este troféu é de posse transitória e permanece sob a guarda da equipe que ostenta a melhor marca de invencibilidade no campeonato Estadual. O São Paulo foi o primeiro time a conquistá-la porque, em 2005, da primeira à décima quinta rodadas, acumulou 13 vitórias e 2 empates.

Em 2006, nenhuma equipe conseguiu uma série tão longa sem sofrer nenhuma derrota. A taça da FPF não saiu do Memorial do São Paulo, onde permanece em exposição até hoje.

Por conta do regulamento da “Taça dos Invictos”, as séries de invencibilidade levam em consideração os jogos de temporadas distintas. E é justamente por isso que podemos estender nossa invencibilidade para 16 jogos ou mais, uma vez que não fomos derrotados nas últimas 6 rodadas de 2006 e já estamos há nove jogos sem perder em 2007.

Um detalhe curioso é que esta nova série invicta começou justamente com uma vitória por 2x1 sobre a MSI, na décima quarta rodada de 2006, e igualou a série de 2005 com 15 jogos invictos com outra vitória sobre a MSI, dessa vez por 3x1. O São Paulo fez “família”.

Ainda de acordo com o regulamento, a primeira equipe a conquistar o troféu em 3 oportunidades receberá a posse definitiva do mesmo. Se tudo der certo, o troféu será mais uma vez conquistado pelo São Paulo. E isso nos dará uma grande vantagem para mantê-lo definitivamente.

Portanto Domingo é dia de ir ao Morumbi e comemorar a conquista de mais um caneco. Não vá perder mais esta festa.


Regulamento da Taça dos Invictos:
01 – A Taça dos Invictos será disputada, no Campeonato Paulista de Futebol Profissional – A-1 a partir do Campeonato de 2005;
02 – A Taça será de posse transitória e ficará em poder da agremiação que conseguir atingir a maior série de partidas, sem derrota;
03 – Toda vez que uma agremiação conseguir ultrapassar o número de partidas, sem derrotas, terá a titularidade da Taça. Isso se aplica às temporadas e Campeonatos seguintes valendo, para o computo das partidas, a série invicta conseguida no Campeonato anterior;
05 – A Taça dos Invictos terá, inscrito em seu bojo, os nomes e distintivos das agremiações que a conquistarem e o numero de partidas alcançadas.
06 – A entrega da Taça dos Invictos ocorrerá sempre ao término do Campeonato, em festividade previamente designada pela FPF, ficando com a posse transitória a última agremiação que conseguir o maior número de partidas invictas.
07 – Para efeito de computo de partidas invictas, será sempre observado o resultado obtido no tempo regulamentar da partida.
08 – No caso de empate no número de partidas invictas, a Taça ficará de posse da agremiação que:
a – Tiver o maior número de vitórias;
b – Tiver o maior número de gols feitos;
c – Tiver o menor número de gols tomados;
d – Sorteio realizado na sede da Entidade.
09 – A agremiação que conquistar a Taça dos Invictos por três vezes, consecutivas ou alternadas, ficará de posse definitiva da mesma.

PS: Obrigado ao Breno, da comunidade São Paulo FC no Orkut.