20 de janeiro de 2007

Segurança

Infelizmente todo evento que atrai milhares de pessoas também atrai muitos bandidos, vândalos e arruaceiros. Para não se tornar mais uma vítima é aconselhável tomar alguns cuidados básicos. Aqui vão algumas dicas que podem evitar uma decepção:

- Ingresso
Em hipótese nenhuma você deve tirar o seu ingresso do bolso, mesmo se a PM mandar mostrar o ingresso nas filas de acesso ao estádio. É tão comum ver pessoas tendo o seu ingresso arrancado da mão que a polícia não vai te dar a mínima atenção. Portanto só tire o ingresso do bolso na frente das catracas, após passar pela revista da PM.

- No estádio
Evidentemente existem locais mais seguros e menos seguros dentro do Morumbi. Se você vai num camarote, nas cativas ou até mesmo no setor Família você pode ficar tranqüilo. Porém se o seu destino for as arquibancadas é melhor se prevenir.

Em primeiro lugar evite ficar perto de torcidas organizadas. A maior delas fica no setor de arquibancada laranja. A outra grande torcida fica na arquibancada azul à direita das cabines de rádio, perto do setor amarelo.

Todavia você não estará a salvo dos imbecis que ficam espalhados em todos os lugares e que não gostam de ver gente criticando ou apenas não gritando e cantando o tempo todo. Esse torcedor é o chamado "Lambe-lambe". Pra ele não importa se o Danilo não acerta um chute durante 90 minutos, mas ele vai ficar muito bravo se você xingar o Danilo, por qualquer motivo que seja. Esse tipo de "torcedor" anda em dupla ou em trio e no calor da partida eles ficam dando ordens do tipo: "Vamos cantar seus fdp's", "cala a boca aí e pare de reclamar" e etc. Se você der o azar de topar com um desses caras e se sentir ameaçado, procure a polícia; sempre.

- Fora do Estádio
Para passar ileso fora do Morumbi você vai precisar de conhecimento, técnica, habilidade e sorte.

O primeiro grande perigo, conforme já dito em outro tópico, são os "flanelinhas". Essas pessoas não passam de bandidos que estão ali para te extorquir no direito de estacionar o seu veículo na rua. Isso quando não são efetivamente marginais armados com a única intenção de roubar.

Depois vem os perigos que toda multidão oferece. Batedores de carteira, de celular, ladrões de ingressos, arruaceiros e parasitas de mesma índole. Nesse caso a dica é evitar aglomerações mas ao mesmo tempo evitar estar isolado; o que é uma oportunidade perfeita para quem quer te fazer mal. Qualquer que seja a sua situação, não pare para conversar com estranhos, não desvie do seu caminho e se preciso for, corra.

A saída após o fim do jogo também é um momento perigoso. De repente todo mundo sai do estádio ao mesmo tempo e forma-se uma grande multidão nas ruas. E é justamente nesse momento que "torcedores" organizados se aproveitam para fazer arrastões. É preferível ficar 5 ou 10 minutinhos a mais dentro do estádio e encontrar um ambiente mais tranqüilo na saída. Mas também não se demore tanto para virar um alvo único na rua.

- Torcida Rival
Apesar de estarmos no Século XXI, torcedores de futebol se comportam como seres primitivos cuja única linguagem compreendida é a da força. Para piorar a situação, muitos se unem sob uma determinada bandeira e agem como um batalhão de infantaria.

Só que nessa guerra não há distinção de sexo, idade, credo ou classe social. Basta estar identificado como torcedor rival para correr um sério e verdadeiro perigo de morte.

É importante que o torcedor comum saiba que um jogo contra a MSI, SEP ou SFC não é ocasião para desfilar com a camisa do time. Isso vale na mais afastada estação de trem ou na Praça Roberto Gomes Pedrosa, em frente ao portão 1 do Morumbi.

Existem três áreas distintas ao redor do Morumbi em dia de clássico. A mais segura é a área que vai do portão 1 ao portão 7 do Morumbi. Isso equivale a estar à esquerda da Praça Roberto Gomes no lado do Palácio do Governo. A área proibida fica à direita da Praça Roberto Gomes, na Avenida Giovani Gronchi. A terceira e última área, que chamarei de mista, é a avenida Jorge João Saad, que vai da Av. Francisco Morato até o portão 1 do Morumbi. Nessa avenida, torcedores do time A andam na calçada da esquerda e torcedores do time B na direita. Entre eles estão os policiais. Os poucos e ineficientes policiais de sempre. Nesse local ocorrem brigas e agressões antes e depois do jogo. Preferencialmente ande agrupado a outros torcedores (a menos que sejam de "torcida" organizada) e evite fazer e responder qualquer tipo de provocação.

- Comportamento
Esse item é só para avisar que lugar de torcedor não é em cima das cabines de rádio e TV e muito menos pendurado na beirada da arquibancada. Qualquer escorregão ou mesmo uma balançada da estrutura(fato normal em dia de casa cheia) pode te jogar para fora da arquibancada, em direção ao fosso do Morumbi. A distância dessa viagem é de aproximadamente 30 metros. Ou seja, se você cair da arquibancada, pode contar com pelo menos uma perna e um tornozelo quebrado. No mínimo.

E não duvidem disso. O "torcedor" que se jogou da arquibancada para a numerada no jogo da Recopa de 14/09/06 foi muito sortudo. Só do cano de PVC ter agüentado o seu peso e impedido que ele caísse no fosso, já foi um milagre.

Veja o video do incidente acima: Download

Então vamos torcer como gente civilizada.