22 de novembro de 2006

STJD: o adversário de sempre

Foto: Rubens Chiri

O STJD anunciou nesta Terça-feira que o jogador Lenílson foi suspenso por 120 dias por causa de uma agressão na partida contra o Santos, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Leníslon revidou um empurrão do Santista André num lance em que a bola saía pela lateral e acertou o rosto do jogador com o braço. O árbitro da partida não advertiu o jogador com cartão amarelo ou vermelho e sequer deve ter relatado o lance na súmula.

Todavia o STJD adora prejudicar o São Paulo e aplicou essa punição desmedida e injustificável, uma vez que Lenílson jamais foi julgado anteriormente por qualquer motivo, e há um mês atrás este mesmo tribunal aplicou ao jogador Magrão, do Corinthinas, uma punição de apenas dois jogos por uma agressão premeditada.

Para quem não se lembra, Magrão acertou um pontapé num jogador adversário porque o seu time estava perdendo de 3x0 e depois do jogo deu entrevistas para as TV's e os rádios dizendo em alto e bom som que com ele era assim mesmo: "Se estou perdendo no placar eu preciso descontar em alguém". Como se vê é muito melhor chutar adversários com dolo do que revidar espontaneamente um empurrão desnecessário. Ou não?

E sempre é bom lembrar que o atual presidente do STJD é o jurista Rubens Aprobato Machado. Ele também é conselheiro vitalício do Corinthians e, como segunda pessoa mais influente na gestão Luiz Zeviter, foi decisivo para o cancelamento de 11 jogos no Campeonato Brasileiro de 2005.