17 de novembro de 2006

São Paulo projeta entrada no G14

"Da Máquina do Esporte
São Paulo

Primeiro e único brasileiro a ser campeão mundial três vezes, o São Paulo também tenta realizar a façanha inédita de entrar no grupo dos maiores do futebol mundial. Para isso, o clube paulista busca uma aproximação cada vez maior de seus "parceiros" europeus para entrar no G14.

Essa aproximação fica cada vez maior a medida que o São Paulo negocia jogadores para a Europa. O Arsenal, por exemplo, que contratou o jovem volante Denílson, é o novo aliado do São Paulo nessa empreitada.

"Nós temos uma ótima relação com o Manchester United. Temos trocado muitas figurinhas internamente. Temos ótimos contatos também no futebol norte-americano, espanhol. Passamos a nos aproximar também do Arsenal, após a negociação com o Arsenal. Tivemos um tratamento diferenciado", afirma João Paulo Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo.

Arsenal e Manchester United são apenas dois dos 18 atuais integrantes do G14. Completam a lista, ainda da Inglaterra, o Liverpool, os espanhóis Barcelona, Real Madrid e Valência, os alemães Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, os franceses PSG, Lyon e Olympique de Marselha, os holandeses PSV e Ajax, o português Porto, além de os italianos Juventus, Inter de Milão e Milan.

Deste último, inclusive, o São Paulo não espera nenhuma ajuda. Pelo contrário. Os dirigentes do clube paulista ainda não esqueceram a tumultuada negociação de Kaká com os italianos, em 2003.

"O São Paulo não gosta de fazer negócios com o Milan. Eles não se comportaram convenientemente na negociação com o Kaká. Por isso, não temos nenhum tipo de aproximação com eles", dispara Jesus Lopes.

Apesar dessa desavença, o dirigente do São Paulo comemora os êxitos políticos internacionais e crê que, em breve, o clube poderá ingressar no grupo dos grandes europeus.

"O São Paulo tem sido convidado pela Fifa para diversos eventos. O [ex-presidente e atual diretor de planejamento] Marcelo Portugal Gouvêa já fez uma palestra na Fifa. Além disso, fomos os primeiros brasileiros a participar como ouvintes de uma reunião do G14. Esperamos continuar com essa aproximação", finaliza o diretor de futebol do São Paulo."

Tricolog: Se confirmada a aproximação oficial com o G14, o São Paulo pode criar um canal de preferência de negociações com os clubes mais ricos da Europa. E desta maneira poderá obter valores mas expressivos pelos seus jogadores. O Tricolog aguardará o pronunciamento oficial para averiguar os impactos efetivos no São Paulo FC.