O escudo do São Paulo

O nosso escudo foi desenhado pelo alemão Walter Ostrich, em 1930, a partir do nome e das três cores definidas pelos fundadores do clube. Walter Ostrich também foi o responsável pelo desenho das nossas camisas. Estes desenhos são especificados, e jamais foram inalterados, no estatuto do clube até os dias de hoje.
As estrelas têm um significado específico. As estrelas douradas nas extremidades representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados por Adhemar Ferreira da Silva nas olimpíadas de Helsinque, em 52, e nos Jogos Pan-americanos do México, em 55. Por quê isso? Porque o São Paulo não é apenas um clube de futebol. O São Paulo promove diversas modalidades esportivas e compete em alto nível em várias delas. Adhemar foi um símbolo do sucesso Brasileiro e Tricolor. Já as três estrelas vermelhas ao centro, representam o Tricampeonato Mundial Interclubes conquistado em Tóquio, nos anos de 1992, 1993 e em 2005.
O estatuto do São Paulo FC não permite a inclusão de estrelas por conquistas menores. Campeonatos nacionais, estaduais ou torneios de verão jamais serão representados por estrelas na nossa camisa.
Nas camisas, as únicas alterações permitidas são as adições de “patches” nas mangas, enquanto formos os detentores de determinados títulos ou por motivos especiais. Por esta razão a nossa camisa ostentará, em 2007, o patch de Campeão Brasileiro da CBF.
Com relação às estrelas, existem alguns fatos curiosos. O primeiro é que as estrelas douradas fazem parte dos símbolos oficiais do São Paulo há muito tempo. E as estrelas vermelhas só passaram a integrar oficialmente os nossos símbolos e as nossas camisas a partir do ano 2000. As camisas da temporada de 1999, por exemplo, continham apenas as duas estrelas douradas.
Desde o início de 2006, o nosso escudo foi alterado para incorporar a terceira estrela vermelha. Na minha opinião, a melhor solução estética teria sido colocar todas as estrelas alinhadas sobre o escudo, mas infelizmente optaram pela solução mais fácil.
Como assim solução mais fácil? Porque a terceira estrela gerou a necessidade de alterar todos os impressos, todos os escudos pintados e etc. Só na área social mais de 80 escudos tiveram que ser alterados. Até portas de vidro com o escudo jateado tiveram que receber um "upgrade". Com certeza muito dinheiro foi gasto nessas reformas.
Mas nada que o Tetra Mundial não possa corrigir.
3 Comments:
mto bom seu blog...
25/5/10 10:59 AM
mto bom seu blog...
25/5/10 10:59 AM
Sabe, existe no museu do bexiga uma foto que vi de um time chamado são paulo futebol clube datada de 1923.igualzinho ao SPFC. Existem algumas poucas referencias que dizem que friedenreich despontou para o futebol jogando em um time da várzea da bela vista chamado são paulo futebol clube.Tenho uma teoria totalmente absurda, mas nada impossível que o São Paulo Futebol Clube antes de qualquer fusão com a AA das Palmeiras e o Paulistano, é o esforço de quase 20 anos de tentativa de se profissionalizar, e o fez quando friedenreich, muito famoso e influente na época, apaixonado por este antigo clube, viu ali a oportunidade que faltava.Tal fato nunca foi assumido, pois o Paulistano, ao acabar com o departamento de futebol deixou orfã uma grande torcida, que formada basicamente pela classe média paulistana jamais aceitaria torcer por um time de origem varzeana e assim a torcida se dissiparia.De forma muito inteligente, os dirigentes ligados a este antigo São Paulo, fundaram o novo clube, de forma a preservar todos os elementos necessários, como a torcida do Paulistano e o campo da Floresta e trouxeram a antiga paixão para o profissionalismo.Este Walter Ostrich pode até ter desenhado o distintivo do SPFC, mas caso confirmada esta historia, não o fez deste, mas daquele cuja data de fundação indica algo em torno de 1909.
22/4/11 10:03 PM
Postar um comentário
<< Home