15 de novembro de 2006

Álbum de figurinhas: Zé Sergio

Fonte: Futebol Cards - Ping Pong

Nada mais natural para mim do que estrear a série de figurinhas do São Paulo com este jogador. José Sergio Presti, ou simplesmente Zé Sergio, foi o meu primeiro grande ídolo no São Paulo.

Este jogador canhoto, natural de São Paulo, que vestiu a camisa tricolor de 1976 a 1984 foi um dos mais espetaculares jogadores a exibir habilidade com a bola no campo sagrado do Morumbi. Num tempo onde o padrão tático era o 4-3-3 e o ataque era formado obrigatoriamente por um ponta-direita, um centroavante e um ponta-esquerda, Zé Sergio era o jogador que melhor definia a sua posição.

O lado esquerdo campo era o palco para os seus dribles desconcertantes. Tão desconcertantes que o único jeito de pará-lo era na botinada. E ele apanhou tanto que a sua carreira foi encurtada por causa das constantes lesões causadas pelos adversários.

Fonte: Futebol Cards - Ping Pong

Se para os mais antigos a referência do ponta habilidoso é Canhoteiro e para os mais novos a referência recai sobre Denílson, para alguns no meio do caminho da vida a referência sempre será Zé Sergio.

Seus dribles eram eficientes, velozes e um deles em especial era executado com tamanha precisão que passou a ser a sua marca registrada. Do mesmo modo que associamos as "pedaladas" a Robinho, o "drible da vaca" ou "meia lua" era o seu drible característico, o momento mais esperado pela torcida e o mais temido pelos seus marcadores. Na fase mais brilhante da sua carreira, no início dos anos 80, a revista Placar chegou a levar uma vaca de verdade ao Morumbi para fazer uma matéria com o craque onde ele ensinava, passo a passo, o "drible da vaca" na vaca.

Em cerca de 8 anos de São Paulo FC, Zé Sergio marcou exatos 49 gols e participou de 353 jogos. Pelo Tricolor ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 77 e o Bicampeonato Paulista em 80 e 81. Após deixar o São Paulo em 84, ele ainda conquistou mais um Campeonato Paulista, justamente ao lado de outro ídolo tricolor, mas isso já é uma outra história.