28 de novembro de 2006

1 milhão de torcedores, e daí?

O São Paulo atingiu a expressiva marca de 1 milhão de torcedores no estádio do Morumbi durante todo o ano de 2006.

Isso é muito bom se levarmos em consideração que houve um incremento financeiro, que conquistamos o recorde de público no Campeonato Brasileiro, que registramos a partida com o mais torcedores em todo o país na final da Libertadores e que muita gente viu uma temporada muito boa do seu time de coração.

Mas outra característica da relação entre o time e o torcedor São-paulino é que o comparecimento maior só aconteceu ocasionalmente. A Libertadores contou com a presença maciça do torcedor do começo ao fim. Mas no Brasileiro os torcedores só apareceram no finalzinho e no Paulistão, apenas no jogo contra o Santos.

Não, eu não vou dizer que o São-paulino só vai na boa, porque não é verdade. E nem que nossa torcida não apóia o time, porque também é outra inverdade.

Mas para mim é muito claro que o São-paulino parece não gostar muito de futebol. De assistir jogos de futebol. Gostamos da tensão da Libertadores e de uma festa, mas quando o futebol é o único atrativo, poucos comparecem.

Eu selecionei alguns jogos que são emblemáticos desse descaso com o jogo:

1 - São Paulo x Juventus - Campeonato Paulista
Ok, Juventus. Parece estranho mesmo, mas esse jogo foi no feriado do dia 25 de Janeiro. Nesse dia, o São Paulo comemora o dia da sua fundação. Neste ano houve o primeiro Batismo Tricolor e um jogo exibição. Este jogo foi entre um combinado dos times campeões mundiais em 92 e 93 contra um time de ex-estrelas do São Paulo. Estiveram em campo naquela tarde: Leonardo, Pedro Rocha, Neto, Dario Pereyra, Raí e muitos outros. Não tem um monte de gente reclamando porque nunca pôde ver nossos grandes craques ou que o Raí nunca teve um jogo de despedida? Teve tudo isso, eles é que não viram.

2 - São Paulo x Paraná - Campeonato Brasileiro
Este jogo decidia o campeão do primeiro turno. Isso não vale nada, é apenas um título simbólico, mas pelo menos na teoria estavam ali os dois melhores times do campeonato até então. Garantia de bom futebol. E como não poderia ser diferente, foi um bom jogo. O time do Paraná foi um adversário à altura. O time do técnico Caio Júnior atuou com personalidade e competência e foi o time que melhor postura mostrou dentro do Morumbi. E só ganhamos com muito suor.

3 - São Paulo x Boca Juniors - Recopa Sulamericana
Quem são os nossos rivais? Se você pensou em SCCP ou SEP você errou feio. Nossos rivais são os times grandes do planeta. Mesmo perdendo o jogo de ida, nossa torcida deveria ter pelo menos o interesse de presenciar um duelo entre os gigantes do continente. Empatamos o jogo e perdemos o troféu, mas foi um embate à altura dos dois times.

4 - São Paulo x Internacional - Campeonato Brasileiro
Em primeiro lugar era um jogo chave para a caminhada rumo ao título. Em segundo lugar era contra um time de qualidade e o jogo oferecia a atração de bom futebol. E em terceiro lugar era uma oportunidade para descontar a derrota na Libertadores. E foi um bom jogo. Ganhamos com personalidade e calamos a boca dos colorados que compareceram, eles sim, em bom número no Morumbi.

5 - São Paulo x Vasco - Campeonato Brasileiro
O São Paulo não gosta de certos times. O Vasco é um deles e você pode apostar que jogar contra este time, no Morumbi, é garantia de jogão, Alguns anos atrás teve até um incrível 6x4 para nós, mas nesse jogo foi só 5x1 para o Tricolor. Massacramos com direito a golaço (pra mim o mais bonito do ano) de Rogério Ceni. Lembro-me de ter dito para o torcedor que estava ao meu lado na arquibancada: Noite perfeita.

Todo jogo tem uma história e todo jogo pode ser inesquecível; para quem gosta de futebol.